A utilização do marketing de relacionamento pelas forças armadas
1350 palavras
6 páginas
Disciplina: GESTÃO DE PROJETOS – GESTÃO DE MARKETING ESTRATÉGICO Autor: Fernando de Almeida Silva. A utilização do marketing de relacionamento pelas Forças Armadas Levando em consideração a proposta do exercício, para a correta abordagem do tema, é necessário que seja analisada a estrutura das Forças Armadas de um país, identificando também a atuação dessas instituições no contexto do marketing. As Forças Armadas são instituições nacionais permanentes e regulares destinadas à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais, da lei e da ordem. A apostila fornecida no curso cita que as ferramentas de marketing de relacionamento visam a fidelização do cliente, no entanto, no contexto de Forças Armadas, a necessidade da fidelização será maior se levarmos em consideração algumas características básicas como a utilização do conceito de “Exército profissional”, utilizado por vários países, mas não pelo Brasil. No Brasil, trabalha-se com o conceito de serviço militar obrigatório, que consiste no rodízio anual de contingentes, o que permite a interação das Forças Armadas com o restante da sociedade. No entanto, independente do critério de serviço militar prestado, é notória a necessidade de aprovação da sociedade para a garantia de investimentos no setor. Embora, no Brasil, não haja a necessidade do “convencimento” do conscrito para o alistamento, existe sim a necessidade de aprovação pelo contribuinte dos gastos realizados para a manutenção do aparato militar.
No caso das Forças Armadas, a imagem perante a nação pode contribuir para a melhor aceitação das razões de sua existência, para a alocação mais favorável de recursos e para a maior facilidade no recrutamento de voluntários para a cerreira militar em seguimentos cada vez mais amplos da sociedade (SOUZA, 2011, p.4).
Em países como os Estados Unidos da América, onde é adotada a filosofia do “Exército profissional”, há maior necessidade de atração e fidelização de voluntários, visando atender a necessidade