Relatório 3
Respostas da parte 3: Meio água
Aluno/RGU: Gabriel Caetano Amorim/11100025
1) a) O ciclo hidrológico ou ciclo da água é quando a mesma passa pelos estados líquido, sólido e gasoso de forma que vai sempre se renovando a cada ciclo completo. Este ciclo é constituido das águas que ficam no solo, águas superficiais, subterrâneas e das plantas. b) O ciclo hidrológico é um sistema “isolado”, onde não há perda ou ganho, somente a transformações no estado da água (solida, liquida ou gasosa); com este conceito, percebe-se que a quantidade de água no planeta é uma “constante”, onde o que varia é o estado físico em que a encontramos.
2) A distribuição de água no planeta se dá da seguinte forma: a superfície do planeta tem 70% de sua área coberta por água (grande maioria em estado liquido); dessa porcentagem, 97,5% é água salgada, encontrada nos mares e oceanos. Os outros 2,5% é composto por água doce, dos quais: • 29,7% aquíferos, • 68,9% calotas polares, • 5% rios e lagos, • 0,9% outros reservatórios (nuvens, vapor d’água etc.). Com esses dados, pode-se perceber que apenas 0,8675% de toda água do planeta se encontra em aquíferos, rios e lagos, dos quais são as maiores fontes de água potável para o consumo no mundo. Porém, vale lembrar, que nem todo quantia desse percentual é própria para consumo (devido à poluição).
3) O aquífero se chama Aquífero do Guarani, e abrange, no território nacional, os seguintes estados: Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Já na América do Sul, está presente nos seguintes países: Brasil (2/3 da área total), Paraguai, Uruguai e Argentina. Calcula-se que a extração anual dos aqüíferos é de 160 bilhões de metros cúbicos (160 trilhões de litros) no mundo. Em quase todos os continentes, muitos dos principais aqüíferos estão sendo exauridos com uma rapidez maior do que sua taxa natural