A UTILIZAÇÃO DE CONTAINERS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Autor da Monografia
Alberto,Douglas
Muzambinho/MG
2014
SUMARIO
INTRODUÇÃO
Método Construtivo
Custo Benefício
Disponibilidade para o Brasil
Exemplos de Algumas Construções que usaram esse novo conceito da utilização de contêineres
Referencia Biográfica
INTRODUÇÃO
Sabe aqueles contêineres usados pela indústria da navegação? Algumas empresas já aproveitam essas estruturas para construir stands de vendas ou até mesmo espaços para abrigar operários em uma obra. Mas, recentemente, estas caixas gigantes começaram a ser utilizadas para construir casas!
Sustentabilidade é a palavra do momento. Pensando nesse conceito, surge no cenário da arquitetura as casas contêiner, opção ecológica de moradia feitas com base na reutilização de contêiner descartados nos portos. Essa prática, além de estar de acordo com o meio ambiente, gera economia de pelo menos 30% a menos em relação a uma construção de alvenaria. As casas feitas com a estrutura de contêiner é uma inovação arquitetônica. Apresenta-se como uma linguagem nova de projetar.
Os containers são caixas de metal, geralmente de grandes dimensões, destinados ao acondicionamento e transporte de carga, a longa distância, em navios e trens. Têm uma vida útil de 10 anos, e após este período, surge a necessidade de se oferecer um destino correto para estas peças, já que são produzidos a partir de materiais metálicos e não biodegradáveis, o que os torna um grande problema, por formarem montanhas de lixo no contexto urbano das cidades portuárias.
O que é o contêiner?
Conteiner é um recipiente de metal, possui grandes dimensões e é utilizado para o transporte de mercadorias em navios e trens. Geralmente apresenta dimensões padrão em medidas inglesas ( pés). O conteiner apresenta medidas de 20 pés, que corresponde a 6 metros e 40 pés, 12 metros de comprimento.
História do Contêiner
O