Artigo casa container
A viabilidade da implantação de containers em construções residenciais
THE DEPLOYMENT FEASIBILITY OF CONTAINERS IN RESIDENTIAL BUILDINGS
Lucas Matheus Carvalho Esmeraldo¹; Odilon Ferraz Barbosa Neto¹; Michael Alves De Oliveira¹; Lucas Abranches Barros¹; Luanna P. Marques de Freitas¹; Denise Vitor de Souza¹; Frederico Meira da Conceição¹; Leandra de Sousa¹; Vitor Braga Ribeiro¹; Renata Jardim Martini²;
____________________________________________________________________________
1 Introdução
O setor habitacional brasileiro obteve uma crescente evolução nos últimos anos. Estas mudanças englobam um conjunto de políticas econômicas em infraestrutura, saneamento, habitação, transporte, energia e recursos hídricos entre outros com o objetivo de acelerar o crescimento econômico do Brasil. (Borges, 2012).
Adiscussão sobre meio ambiente, construções sustentáveis, está ganhando cada vez mais lugar no mercado. A ideia de criar casas reaproveitando contêineres que já foram usados para transporte de cargas surgiu perfeitamente como uma alternativa construtiva sustentável, econômica, aliados a uma arquitetura moderna e criativa. (Casas Containers, 2010)
A customização dos containers é relativamente rápida por ser um sistema construtivo de fácil ampliação, através de um sistema modular de encaixes que amplia de forma significativa as estruturas, construções ecologicamente corretas, pois reutilizam os containers que não podem ser mais utilizados para transporte marítimo, e os transformam e beneficiam em belas edificações.
A casa contêiner aceita vários tipos de acabamento, muito semelhante a construções com light steelframing, desde acabamentos lisos com a utilização de placas cimentícias e acabamento com madeira.
No Brasil esta ideia ainda não é muito comum, como nos países da América do Norte, Estados Unidos, México entre outros.
As vantagens de obter uma casa como esta vai desde agilidade na construção, baixo custo de construção,