Interdisciplinar
Os impactos ambientais causados por resíduos que estão jogados na natureza tem sido um agravante para a sustentabilidade. Dada esta afirmação, o trabalho trata do assunto visando a reutilização de um material específico, os containers, que possuem vida útil muito pequena, por isso, o trabalho é de natureza experimental. O fato é que este material devido a sua vasta utilidade e função é muito usual para o acondicionamento e transporte de mercadorias, o que contribui para o aumento do mesmo no mercado. Os containers estão disponíveis para aquisição em vários tamanhos e tipos, já existindo algumas formas de reutilização dos mesmos. Focados na arquitetura, o trabalho segue o objetivo geral de desenvolver uma casa sustentável reutilizando containers descartados. Com tudo, o trabalho aborda especificamente os seguintes objetivos: Utilizar containers na construção de uma residência, elaborar projeto arquitetônico focado no mesmo, evidenciar que a reutilização de matéria descartada é necessário e fácil.
2. SUMÁRIO
3. INTRODUÇÃO
Este artigo apresenta o desenvolvimento do Interdisciplinar do Curso de Arquitetura e urbanismo da 2NA, na Universidade Potiguar, que traz como Tema Central: “Sustentabilidade”. Tendo como objetivo integrar conhecimentos das atuais disciplinas, relacionando-a ao universo da criatividade sustentável. O tema norteador para a elaboração do nosso projeto: “Casa Container”. Que na qual tivemos a ideia de investigar sobre uma técnica construtiva que parte do princípio da utilização de containers marítimos para uso residencial com o objetivo de verificar se esta forma de moradia é viável como uma alternativa de habitação social sustentável.
Os containers são caixas de metal, geralmente de grandes dimensões, destinados ao acondicionamento e transporte de carga, a longa distância, em navios e trens. Têm uma vida útil de 10 anos, e após este período, surge a necessidade de se oferecer um destino correto para estas peças, já que são