A União Ibérica
Em 1580 faleceu o cardeal dom Henrique, rei de Portugal. Homem da Igreja, o cardeal não tinha herdeiros. Diante disso , o rei da Espanha, Filipe II que era seu parente, reivindicou a coroa portuguesa. Depois de algumas lutas contra os que se opunham a essa reivindicação, Filipe II entrou em Lisboa e se tornou rei de Portugal e senhor do vasto império português.
O domínio do governo espanhol sobre Portugal durou sessenta anos (1580-1640). Esse período é conhecido como União Ibérica ou União das Coroas Ibéricas.
Durante a vigência da União , muitos acontecimentos e mudanças ocorreram no território hoje conhecido como Brasil. são as principais:
* portugueses e espanhóis lutaram contra os franceses e consolidaram a posse de vastas áreas do litoral Nordeste e do Norte.
*holandeses, que estavam em guerra contra a Espanha, invadiram e ocuparam o Nordeste durante 24 anos (1630-1654)
*diversas expedições - as bandeiras - penetraram no interior da América procurando indígenas para escravizar, bem como pedras e metais preciosos; assim os portugueses avançaram em terras que , pelo Tratado de Tordesilhas, pertenciam á Espanha;
* em 1621, as terras da colônia foram divididas em dois Estados: o Estado do Maranhão, com capital em São Luís e o Estado do Brasil, com capital em Salvador.
Um desastre militar
D.Sebastião, o jovem príncipe português que ascendera ao trono com enormes expectativas, não houve o que não fizesse para arrecadar fundos para a sua aventura africana. Conseguira até um bula papal que o consagrava como cruzado para ir bater-se contra os mouros. O último dos cruzados, mal sabia ele. Arrancou recursos de todos os lados, até concessões aos tão perseguidos judeus portugueses ele fez. Desbastou Portugal antes de lançar-se sobre as terras do crescente, apostando numa só cartada. Perdeu tudo num só dia, numa só batalha, a batalha de Alcácer-quibir, travada em 4 de agosto de 1578. O rei perdeu a vida, os judeus as isenções, e Portugal a