A união ibérica e a américa portuguesa
obras de um dos artistas que Nassau trouxe para o Recife para retratar o Brasil na a Europa.
As idéias principais desse texto são: a relação de Portugal com a Espanha, onde os dois se unem em um império Ibérico; também as relações dos países baixos com a colônia Brasil e suas conseqüências. Vamos lembrar que os países Baixos eram dominados pela Espanha; e por ultimo, o envolvimento desses fatos juntos terminando com Portugal se revitalizando na administração da colônia e mudando a família real na Metrópole. Vamos lá!
Ouve algumas transformações na Europa que afetaram e muito a colônia portuguesa da América. Uma dessas foi a União Ibérica e as invasões holandesas e francesas no século XVI.
A união ibérica ocorreu quando d. Sebastião, rei de Portugal vai para o Marrocos (na tentativa de expansão na África) lutar e acaba desaparecendo. Seu sucessor, o cardeal d. Henrique de Évora acaba falecendo. Portugal fica sem herdeiro. O rei Filipe II, rei da Espanha, sobrinho do cardeal d. Henrique, assume o trono de Portugal – União Ibérica. Filipe II amplia seus domínios ultramarinos.
A Espanha nesse tempo tinha um grande rival, a Inglaterra que era governada pela rainha Isabel. A Espanha era católica e a Inglaterra era protestante. Além dessa tensão religiosa, havia a disputa pela Europa entre essas duas potencias. Filipe II monta uma Invencível Armada com 130 navios na tentativa de invadir a Inglaterra, no entanto essa Armada não chega à Inglaterra e retornam apenas 30 para a Espanha. A rainha inglesa ataca o comercio espanhol que saia da América e suas colônias. Essa investida militar espanhola traz conseqüências drásticas para as colônias espanholas e portuguesas. Ingleses, holandeses e até franceses invadem o império filipino (terás sob controle de Filipe II).
Nesse meio tempo está ocorrendo algo também na região conhecida como países baixos (região de domínio espanhol). Nessa