Unioibrica 121104160558 Phpapp02

972 palavras 4 páginas
União Ibérica

O que foi a União Ibérica?
Foi a união entre os Estados de Portugal e Espanha durante o período que se estendeu de 1580 a 1640. O rei D. Sebastião, cheio de espírito cruzadista, tentou conquistar o Marrocos no ano de 1578. Foi a famosa batalha de Alcácer-Quibir, entre os
Portugueses liderados por D. Sebastião, e os mouros de
Marrocos. Dela resultou a derrota dos portugueses e o desaparecimento do próprio D. Sebastião, precipitando a crise dinástica de 1580, e o nascimento do mito do Sebastianismo.
Com a derrota das tropas portuguesas e o desaparecimento do rei, a Espanha se aproveitou e invadiu Portugal. Os lusitanos tentaram resistir, mas sua luta foi em vão. Assim, no ano de 1580 começou a União Ibérica e o reinado dos reis felipes (II, III e IV) sobre Portugal e Brasil.
No que se refere ao Brasil, tal união não fez muita diferença, já que os administradores portugueses continuaram em seus cargos. Para Portugal tal união causou grandes prejuízos.

Período em que Portugal e suas colônias foi controlado pela
Espanha.
A União Ibérica foi a união da Coroa Portuguesa com a Coroa
Espanhola, dominação esta que durou de 1580 a 1640.
A nomeação de um espanhol como Rei de Portugal fez com que todos os portugueses passassem a ser suditos da Coroa
Espanhola.
A União Ibérica teve como uma das principais consequências, o descumprimento do Tratado de Tordesilhas.
Com a morte do Rei Português Dom Sebastião I, o Cardeal Dom
Henrique assumiu o governo de forma provisória. De idade já avançada Dom Henriquetambém morreria logo em seguida deixando Portugal numa crise sucessória.

O parente mais próximo do falecido monarca lusitano era o também monarcaFelipe II da Espanha.
D. Catarina, duquesa de Bragança, e Dom Antônio, Prior do Crato tambêm se candidataram ao cargo de regente mas nada puderam fazer quando as tropas espanholas invadiram Lisboa afim de intimidar aqueles que eram contrários a nomeação de Felipe II como novo governante português.
Felipe II foi

Relacionados