APS OK
ELAINE FERREIRA PEIXOTO – RA: T33615-5
JOYCE KELLY – RA: B56AGF-5
KAROL PEREIRA DE SOUZA – RA: B4395D-7
MAYARA DA SILVA COIMBRA – RA: B56JBE-8
ROSELI BALLEIRO – RA: B54FIB-8
SERGIO HENRIQUE SOUSA ESTEVES – RA: B35CGE-5
SOLANGE DIAS TEÓFILO – RA: B56HGH-6
VENCESLAU MORAIS DA SILVA – RA: B47598-6
CÂNCER DE COLO UTERINO
Atividade prática supervisionada, apresentado a
Universidade
Paulista – UNIP, para avaliação semestral em enfermagem.
Orientadora: Profª Paula Castro
SÃO PAULO
2014
1
RESUMO
Câncer do colo do útero possui uma maior incidência nos países subdesenvolvidos já que nestes países os programas de prevenção e detecção deste câncer se mostra menos eficaz que nos países onde são implementados programas semelhantes. As taxas de incidência de câncer de colo uterino são geralmente altas em países onde a renda familiar apresenta-se insuficiente para suprir as necessidades básicas da maioria da população.
O instituto nacional do câncer ressalta que as implantações ou implicações das atividades de diagnostico do câncer uterino e de atividades educativas com vista à prevenção da doença por mais de uma década as ações de combate a essa doença.
Não se pode esquecerde que a realização do exame Papanicolau afeta diretamente a cultura de determinadas famílias, dificultando ainda mais o acesso de mulheres ao exame. A
abordagem
cultural
deste
exame
está
relacionada
ao
medo,
desconhecimento do órgão sexual feminino, passividade das mulheres frente aos homens e à correlação do exame ao ato sexual.O objetivo do trabalho foi avaliar o exame preventivo Papanicolau para o diagnostico das lesões invasoras do colo de útero, descrevendo o colo do útero,enfatizar o câncer uterino a prevenção do câncer de colo uterino deve envolver um conjunto de ações educativas com a finalidade de atingir grande parte das mulheres de risco, além da realização do Papanicolau.
Através de programas de prevenção clínica e educativa há esclarecimentos