Relatorio De Biomed Lab
Relatório
Aula Prática – Imunologia e Microbiologia
Ação dos agentes físicos sobre bactérias
Curso: Biomedicina
3º Semestre – Manhã
Nome: RA: Karen de Morais Gonçalves 2014.02613-5 Thandara Dias Silva Santos 2014.03852-4
Guarulhos 2015
INTRODUÇÃO
O controle de micro-organismos se refere às diferentes formas de matar ou remover os micro-organismos, reduzir o número e inibir o crescimento. O método de escolha depende do tipo de material que contém micro-organismo. Este controle pode ser feito através dos métodos físicos e químicos. Abaixo estão os dois principais métodos físicos.
Pressão osmótica
A pressão osmótica é a força com que a água se move, por meio da membrana citoplasmática de uma solução contendo baixa concentração de substâncias dissolvidas (solutos), para outra com alta concentração de solutos. Ela é regulada por concentração de sal. Os efeitos osmóticos na natureza ocorrem em habitat com elevada concentração salinas. A água do mar contém cerca de 3% de Cloreto de Sódio e pequenas quantidades minerais.
Os sais são compostos iônicos que não contêm hidrogênio ou hidroxila, considerados um sal. Assim são eles que controlam a pressão osmótica, pois sua presença dentro ou fora da célula vai controlar a entrada e a saída de água.
Calor
Quando uma população de bactérias é submetida ao calor, suas proteínas são desnaturadas. Há fluidificação dos lipídeos na presença de calor úmido. Os micro-organismos são considerados mortos quando perdem a sua capacidade de se multiplicar de forma irreversível. Porém devemos levar em consideração que cada micro-organismo responde de uma forma, de acordo com a sua resistência, quantidade e estágios metabólicos. E o método escolhido deve ser aquele que mate as formas mais resistentes de micro-organismos.
Objetivo Demonstrar a ação dos agentes físicos sobre as bactérias.
Procedimento (Materiais e método) Materiais: