a turbulenta adolescencia
“A Turbulenta Adolescência” é o título do filme que foi visto na disciplina de Ciências Naturais, com a Professora Adriana Amaral, na sala 6 no dia 11 de outubro de 2013.
O capítulo que vamos iniciar é a Transmissão de Vida, as bases da reprodução, o corpo humano, a adolescência… Este filme serviu de introdução a esta nova matéria, é um pequeno resumo do que vamos começar por estudar.
“A Turbulenta Adolescência” retrata a vida da Beatriz, dos seus 12 anos em que ainda era criança até aos 13/14 anos onde se formou uma “mulherzinha” entrando na adolescência.
A Beatriz gostava de ser criança e não queria crescer, não só pelas transformações físicas, mas também pelas mentais, psicológicas e socias. Para além de vermos as mudanças na Beatriz, podemos concluir que: A Puberdade é o período em que o sistema reprodutor começa a “trabalhar”, em que as raparigas e os rapazes se tornam mulheres e homens e têm a capacidade de se reproduzir.
A maneira de vestir muda, muda a forma como se vêm ao espelho, começam a ter responsabilidades, a ter de tomar decisões, a pensar na vida familiar… Tudo isto graças às hormonas que se produzem no Hipotálamo, mecanismo no cérebro que comanda a “puberdade” e que envia as hormonas do sangue até aos ovários e aos testículos, órgão e glândulas principais do sistema reprodutor feminino e masculino, respetivamente.
São as hormonas que os ativam sexualmente, que nos fazem crescer pelos e até mesmo o acne e que no lugar da cartilagem substituem-na por ossos. São elas que deixam os adolescentes numa “montanha-russa de emoções”.
O percurso até se ser um adulto é diferente entre humanos e animais, rapazes e raparigas. Se fossemos animais aos 4 anos de idade seríamos capazes de nos reproduzir.
O sexo feminino também é mais rápido que o masculino. Na primeira menstruação, Menarca, a rapariga já completou uma grande parte das modificações. Já nos rapazes, depois da primeira ejaculação (infértil) demoram ainda 3