Crônica
Este artigo visa o entendimento e a definição sobre Crônica, o aprimoramento dos conhecimentos em relação ao seu desenvolvimento, quais as características que fazem desse texto um texto literário e os artistas brasileiros desse gênero.
Crônica é um texto narrativo que expõe os fatos do cotidiano. É um gênero que retrata os acontecimentos da vida em tom despretensioso, ora poético, ora filosófico, muitas vezes divertido.
A crônica é uma forma textual no estilo de narração que tem por base fatos que acontecem em nosso cotidiano. Por isso, é uma leitura agradável, pois o leitor interage com os acontecimentos e por muitas vezes se identifica com as ações tomadas pelas personagens.
O texto é curto e de linguagem simples, o que o torna ainda mais próximo de todo tipo de leitor e de praticamente todas as faixas etárias. A sátira, a ironia, o uso da linguagem coloquial demonstrada na fala das personagens, a exposição dos sentimentos e a reflexão sobre o que se passa estão presentes nas crônicas.
Os cronistas procuram relatar os fatos vividos na crônica de acordo com a sua própria visão crítica dos fatos, muitas vezes através de frases dirigidas ao leitor, como se estivesse estabelecendo um diálogo. Alguns tipos de crônicas são a jornalística, humorística, histórica, descritiva, narrativa, dissertativa, poética e lírica.
Crônica pode ser também notícias que circulam sobre pessoas como a crônica mundana, seção de um jornal em que são comentados os fatos, as notícias do dia e entre outras.
A crônica é considerada um texto literário pois busca causar emoção no leitor, trata de aspectos do mundo real.
Cultivada por José de Alencar, Machado de Assis e João do Rio, entre outros pioneiros, a crônica aos pouco adquiriu cara e jeito inconfundivelmente brasileiros.
1. O que é crônica:
“Crônica é uma narrativa histórica que expõe os fatos seguindo uma ordem cronológica. A palavra crônica deriva do grego "chronos" que significa "tempo". Nos