adolescencia
Na adolescência também ocorrem várias mudanças físicas, cognitivas e emocionais, caracterizadas pelo processo biopsíquico a que os adolescentes estão destinados e que também fazem parte dessa transição. Essas mudanças refletem o desenvolvimento físico característico dessa fase e o emocional resultantes de uma socialização desejada pelo indivíduo.
Algumas características marcantes no desenvolvimento físico acontecem de forma irregular, ou seja, um desenvolvimento mais acelerado em pés e mãos, posteriormente das pernas e braços e por fim do tronco, aumento da altura e da massa muscular, mudança drástica na aparência facial e ainda mudanças importantes em alguns órgãos como o coração e os pulmões. Nesse estágio o adolescente atinge a puberdade, desenvolvendo a maturidade sexual, esta dá início nas características sexuais primárias se desenvolvem o pênis, os testículos, os ovários, o útero e a vagina, e as secundárias, desenvolvimento das mamas, aparecimento de pêlos pelo corpo e mudança de voz.
Na adolescência, desencadeia uma época de turbulência e tumultos, o adolescente de forma geral busca uma identidade. Nesta fase, os adolescentes podem variar muito e rapidamente em relação ao humor e comportamento. Agressividade, tristeza, felicidade, agitação, preguiça são comuns entre muitos adolescentes neste período.
Entre seus 12 e 14 anos, o adolescente passa por um período de verdade no seu estereótipo turbulento e rebelde. Essa imagem turbulenta e rebelde não se aplica a todos os adolescentes, alguns adolescentes são realistas e tem um bom senso de humor, são felizes de maneira geral, outros são irritados e