A Três Unidades de Lúria
Como se pode observar, para obter a compreensão da psicomotricidade, ou seja, o entendimento do ato psicomotor deve- e ater aos aspectos neurológicos do funcionamento do cérebro, buscando sempre uma visão global do individuo. Dessa forma Luria compreende o cérebro em três unidades funcionais, onde cada uma delas tem sua função especifica, mas complementares uma das outras.
Primeira Unidade Neuro Funcional: é essencial para desenvolver qualquer atividade como o estado de alerta e a vigilância. Possuem características vitais, como regulação das funções biológicas, vigilância, atenção e alerta, onde essa atenção não ocorre no sono, mas sim no estado vigilante. Regula o nível de energia do córtex, garantindo base estável para a organização de vários processos, incluindo a memória. Situa-se no plano inferior do córtex e no tronco cerebral e na formação reticulada do diencéfalo, sendo uma formação nervosa do cérebro que combina e coordena toda a informação motora.
Segunda Unidade Neuro Funcional: tem relação direta com a recepção, analise e armazenamento da informação. Está relacionada à recepção, analise e armazenamento de informação do mundo extracorporal e intracorporal. Está localizada nas zonas posteriores dos hemisférios cerebrais. Nessa localização, ocupa o lobo occipital, temporal e parietal, logo, estão preparados para receber informações visuais, auditivas, vestibulares responsáveis pelas emoções. A sua organização é dividida em zonas primárias, que representam a base de informação recebida; e zonas secundarias, onde conforme Jackson, in FONSECA, 1995), ‘’o refinamento perceptivo toma assim lugar, através de uma hierarquia estrutural , em que as áreas secundarias representam as primarias em uma organização funcional coerente. ‘’ E zonas terciárias que permitem o acesso aos órgãos corticais funcionais para desenvolver as funções superiores especificas.
Terceira Unidade Neuro Funcional: é responsável pela verificação e