óptica geométrica e fisica
O que é óptica: é o ramo da física que estuda os fenômenos relacionados à luz. Devido ao fato do sentido da visão ser o que mais contribui para a aquisição do conhecimento, a óptica é uma ciência bastante antiga, surgindo a partir do momento em que as pessoas começaram a fazer questionamentos sobre o funcionamento da visão e sua relação com os fenômenos ópticos.
1º Geométrica:
Preocupa-se em analisar o que ocorre quando o agente físico luz incide e (ou) se propaga em “sistemas ópticos” (espelhos, lentes, placas de vídeo, prismas e outros).
2º Física:
Estuda a produção e a natureza íntima do agente físico luz, bem como os fenômenos ligados a essa natureza (difração, interferência, polarização...)
Fontes de luz: todos os objetos visíveis podem ser considerados fontes de luz.
Dentro do amplo espectro de radiações eletromagnéticas, apenas uma pequena parte é visíveis a olho nu, são as radiações que vão de 380 a 760 nanômetros.
*As fontes de luz podem ser:
1º Fonte de luz primária ou corpo luminoso: é aquela que emite luz própria. Ex.: sol, chama de uma vela. Sempre vai gerar
*Pontuais ou puntiformes: sempre vai gerar sombra, dimensões desprezíveis.
*Fontes Extensa: sempre gera sombra e penumbra.
2º Fonte de luz secundária ou corpo iluminado: é aquela que reflete a luz recebida de outros corpos. Não possui luz própria. Ex.: Lua, que reflete a luz recebida do sol.
Raio de luz: é a representação geométrica retilínea da trajetória da luz, com indicação da direção e do sentido de sua propagação. (os feixes de luz que entram em cada janelinha são representados por raios).
Feixe de luz: é o conjunto de raios de luz de uma mesma fonte. (uma lente de aumento, apontando para os raios do sol, produz um feixe de luz cônico convergente, quando os raios luminosos divergem, como nos faróis de um carro, formam um feixe cônico divergente). (os raios luminosos que se propagam paralelamente, como nos holofotes, formam um feixe cilíndrico ou