Optica Geometrica Final
FÍSICA EXPERIMENTAL II
FUNDAMENTAÇÃO ÓPTICA GEOMÉTRICA
Autores/Matrícula:
Rayene Taisa Oliveira/201402161905
Gabriel Guimarães Silva/201403096911
Jhony Weslley Ferrão Ferreira/201402229071
Cristiano Balbino Camilo/201004009518
Turma: 3006/2015
Prof.: Jorge Antunes Mattos
Rio de Janeiro, 11 de Junho 2015 RESUMO
O presente experimento tem como objetivo observar o feixe de luz sobre o painel,como a luz se propaga no meio homogênio e isotropico. Fixando os espelhos plano de uma forma que os raios incidentes incidindo nos espelhos cruze com ele mesmo. Conceituar e reconhecer as fontes de luz primária e secundária, extensa e pontual, incandescente, fluorescente e fosforescente. Conceituar corpos transparente, translúcido e opaco e anunciar os princípios da óptica geométrica.
I. INTRODUÇÃO
A óptica geometrica estuda os fenômenos luminosos baseados em leis empíricas (experimentais), que são explicados sem que haja necessidade de se conhecer a natureza física da luz. A óptica geométrica usa como ferramenta de estudo a geometria. Óptica é o ramo da física que estuda os fenômenos luminosos, bem como suas propriedades. Os fenômenos estudados em Óptica Geométrica podem ser descritos com a simples noção de raio de luz e alguns conhecimentos de geometria. Assim, para representar graficamente a luz em propagação, como por exemplo, a emitida pela chama de uma vela, utilizamos a noção de raio de luz.
II. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A óptica geométrica considera a luz formada de raios de luz como cita Ramalho: “raios de luz são linhas orientadas que representam graficamente a direção e o sentido de propagação da luz” (Ramalho et al.1990). Depois perceberam que a luz se comporta ora por raios ora por ondas. O conjunto de raios de luz se denomina como um feixe de luz. Este pode ser convergente, divergente ou paralelo. A óptica