A Trilogia Tebana
A) Explique o conceito de Secularização a partir das histórias de Édipo Rei e Antígona citando algumas passagens que comprovem este evento.
A secularização é um processo através do qual a religião perde a sua influência sobre as variadas esferas da vida social. Esta perda de influência repercute-se tanto no número de membros e suas práticas, como na perda de prestígio das igrejas e organizações religiosas, repercutindo-se esta perda na influência na sociedade, na cultura, na diminuição da sua riqueza, e, por fim, na desvalorização das crenças e nos valores a elas associados. Tomando esse conceito como base, podemos observar que a sociedade, tanto em "Édipo Rei" quanto em "Antígona" não eram secularizadas, ou seja, a política dependia da religião e vice versa. Para ilustrar esta afirmação, tomamos como exemplo as seguintes falas nas histórias:
Édipo Rei
Édipo disse: "Veio-me à mente apenas uma solução, que logo pus em prática: mandei Creonte, filho de Meneceu, irmão de minha esposa, ao santuário pítico do augusto Febo para indagar do deus o que me cumpre agora fazer para salvar de novo esta cidade."
Nesse caso, Édipo, rei de Tebas, em busca de uma solução para um problema que atingia a cidade, solicita o auxílio e orientação de deuses para decidir o melhor caminho para salvar a mesma.
Antígona
Creonte disse: "Se alguém, sendo o supremo guia do Estado, não se inclina pelas decisões melhores e, ao contrário, por algum receio mantém cerrados os seus lábios, considero-o e sempre o considerarei o mais ignóbil das criaturas; e se qualquer um tiver mais consideração por um de seus amigos que pela pátria, esse homem eu desprezarei. Pois eu - e seja testemunha o grande Zeus onividente - não me calaria vendo em vez da segurança a ruína dominar o povo, e nunca trataria os inimigos de minha terra como se fossem amigos."
Na fala acima, Creonte utiliza "o grande