Filosofia 1
Poeta e dramaturgo da Grécia Antiga. Nascido em Atenas, viveu entre 496 a.C. e 406 a.C. e é considerado um dos grandes representantes do teatro grego antigo.
2. Explique resumidamente a temática de duas importantes obras de Sófocles: Édipo em Colono e Antígona.
Ambas as obras formam, juntamente com Édipo Rei, a chamada Trilogia Tebana. Cronologicamente, a história de Édipo em Colono ocorre após Édipo Rei e a última das três é Antígona.
Édipo em Colono descreve os últimos dias da triste vida de Édipo. Parte dos eventos da obra ocorre em Colono (inclusive a morte de Édipo), uma comunidade localizada no território de Atenas.
Antígona é a filha de Édipo e o nome da obra que encerra a Trilogia Tebana. Narra o conflito entre Creonte e Antígona, que desejava enterrar o irmão Policine. Creonte havia impedido o sepultamento ao promulgar uma lei que não permitia o enterro de quem atentasse contra o governo.
3. Pesquise sobre os antecedentes que marcaram a história de Édipo.
Édipo, no grego antigo, quer dizer “pés inchados” (referência aos ferimentos causados ainda quando era bebê). O personagem faz parte de uma linhagem que tem os “pés feridos”, os “pés vulneráveis” que não “pisam” bem no real. O avô de Édipo, Lábdaco, conhecido como o coxo, foi o terceiro rei de Tebas e é dele a origem do nome da Dinastia dos Labdácidas.
Lábdaco era neto de Cadmo, o fundador de Tebas, e assim como o pai, Polidoro, e o primo, Penteu, morreu ao tentar reprimir o culto das Mênades que ganhava extrema influência religiosa e política na cidade.
A profecia do assassinato cometido por Édipo, tem origem ainda na juventude de Laio, que foi amaldiçoado pelo pai de Crísipo (Pêlops), por ter se apaixonado por ele e o raptado. Mais tarde, quando Laio se casou com Jocasta o oráculo disse-lhe que, como castigo por sua paixão por Crísipo, caso tivesse um filho, este o mataria.
4. Elabore um texto resumindo a tragédia Édipo Rei.
Édipo era enaltecido por salvar Tebas dos