”A transformação do valor do dinheiro no tempo só pode ser feita a partir da determinação dos juros, ou seja, do custo do dinheiro ao longo do tempo”.
Título: ”A transformação do valor do dinheiro no tempo só pode ser feita a partir da determinação dos juros, ou seja, do custo do dinheiro ao longo do tempo”.
Aluno: Angela Pires Avila
Disciplina: Matemática Financeira Turma: 196
Introdução
Neste trabalho trataremos da transformação do valor do dinheiro no tempo a partir da determinação dos juros, ou seja, do custo do dinheiro ao longo do tempo. Apontaremos os pontos positivos e negativos das formas de regime de capitalização, simples e composta, considerando a oferta de recursos e a necessidade de captação por parte de tomadores e investidores dentro das empresas, bem como a escolha do melhor regime de capitalização de modo a permitir à empresa a obtenção do maior valor possível com o seu capital.
Justificativa
Os administradores financeiros e os investidores defrontam com oportunidades de obtenção de taxas de retorno positivas em suas aplicações de fundos, seja em projetos de investimento atraentes, seja em títulos de depósitos. Portanto, a distribuição de entradas e saídas de caixa no tempo apresenta consequências econômicas importantes, que os administradores reconhecem explicitamente no valor do dinheiro no tempo. (LAWRENCE J. GITMAN, 2005, p. 130).
Portanto o objetivo principal do presente trabalho é compreender a importância das técnicas de cálculos do valor do dinheiro no tempo, abordando seus conceitos e diferenças, e a capacidade de aplica-las como forma de ferramenta a ser utilizado por administradores s em suas tomadas de decisões no dia- a- dia das empresas,
Desenvolvimento
O regime ou sistema de capitalização é a forma em que se verifica o crescimento do capital. As diferentes formas de geração dos rendimentos (juros) é que denomina os regimes de capitalização. Estes estão em duas modalidades:
JUROS SIMPLES: quando o percentual de juros incidirem apenas sobre o valor principal (valor inicial de investimento, empréstimo).