A transformação do valor do dinheiro no tempo só pode ser feita a partir da determinação dos juros, ou seja, do custo do dinheiro ao longo do tempo.

777 palavras 4 páginas
Introdução
Quando pensamos no custo do dinheiro ao longo do tempo, pensamos, automaticamente, em liquidez. Um princípio amplamente utilizado em matemática financeira diz “as pessoas têm preferência pela liquidez”, o que significa que R$ 100,00 disponíveis hoje são preferidos ou valem mais que R$ 100,00 a serem pagos em data futura.

Isso porque (i) as pessoas têm medo de não receber o valor no futuro se acertarem assim um pagamento (“calote”); (ii) a inflação, muito comum no Brasil, que reduz o valor do dinheiro ao longo do tempo; ou (iii) o dinheiro tido hoje pode não servir para uma utilidade essencial amanhã ou podemos não mais estar vivos; etc.
Assim, se pensarmos na transformação do dinheiro no tempo, pensamos nos juros, que fazem com que uma determinada quantia, hoje, seja equivalente a outra maior no futuro – é dessa maneira que, se hoje temos 100 reais, daqui a um ano teremos 100+% reais.
A matemática financeira é o ramo da matemática que estuda o conjunto de conceitos matemáticos elementares (fórmulas, tabelas, gráficos e diagramas) utilizados para análise e operacionalização de operações financeiras, tendo em vista o princípio de “preferência pela liquidez”, que por sua vez é baseada na estipulação prévia de taxas de juros.

Podemos dizer, portanto, que matemática financeira está diretamente ligada ao valor do dinheiro no tempo, que por sua vez está ligado à existência da taxa de juros, do qual iremos destrinchar ao longo do trabalho.
O prof. Ademir Antonio Saravalli, em seu trabalho “Conceitos Financeiros Básicos: Valor do dinheiro no tempo” discorre: “uma vez que as empresas, assim como os indivíduos, sempre se deparam com oportunidades para obter taxas de retornos positivas sobre seus fundos, isto é, as taxas de juros são sempre maiores que zero (...) ter uma visão de longo prazo requer que o administrador financeiro, de uma maneira explícita, reconheça o valor do dinheiro no tempo”.

Justificativa
O presente trabalho contém breves

Relacionados