A trajetória escolar do jovem e o seu acesso ao mercado de trabalho
CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS
A TRAJETÓRIA ESCOLAR DO JOVEM E O SEU ACESSO AO MERCADO DE TRABALHO
Gesika Scarpat de Oliveira
Orientador:
Prof. José Lazaro Celin
VITÓRIA
2008
GESIKA SCARPAT DE OLIVEIRA
A TRAJETÓRIA ESCOLAR DO JOVEM E O SEU ACESSO AO MERCADO DE TRABALHO
Projeto de pesquisa apresentado ao curso de graduação em Ciências Econômicas da Universidade Federal do Espírito Santo com requisito parcial para avaliação do semestre letivo na disciplina Técnicas de Pesquisa em Economia
Orientador: Prof. José Lazaro Celin
VITÓRIA
2008
1. – TEMA:
A trajetória escolar do jovem e o seu acesso ao mercado de trabalho
2. – JUSTIFICATIVA
Esse tema foi escolhido, pois no início deste século, estamos vivendo momentos de grandes contradições do capitalismo contemporâneo. De um ponto, assiste-se a um grande desenvolvimento das forças produtivas e, de outro, um elevado índice de desemprego no Brasil. Neste contexto, milhões de indivíduos estão excluídos do ciclo produtivo, estando entre eles os jovens. Assim a situação do jovem brasileiro, no que se refere às suas expectativas de ingresso no mercado de trabalho formal, é preocupante.
Para a maioria dos jovens que iniciam sua vida laboral, arrumar um emprego está ligado à necessidade de remuneração do que necessariamente encontrar um trabalho que lhes agrade. O ofício que lhes é oferecido pela oportunidade geralmente será aquele que ocupará grande parte do seu tempo, ou quem sabe sua vida inteira. Ainda assim, uma maioria alarmante dos jovens empregados não trabalha naquilo que gostariam de trabalhar.
A reflexão sobre o jovem e o primeiro emprego deve, mais do que uma simples abordagem, ser encarada como um problema social e como um fator de prejuízo ao futuro profissional, com soluções de caráter preventivo e também punitivo, responsabilizando escolas, empresas e governantes.
Como delegar às