TCC 10
Pós-graduação Lato Sensu em PROEJA EaD, Instituto Federal do Espírito Santo
CAMPANHARO, GEORGIA1 SILVEIRA, JOÃO GOMES2
E-mail gegecampanharo@hotmail.com E-mail joao@ifes.edu.br
RESUMO
A educação é, e será, um dos pilares de sustentação da sociedade e da convivência entre indivíduos. Entretanto, as dificuldades encontradas por muitos, restringe o acesso à educação por parte destes. Uma das alternativas encontradas foi à implantação da Educação de Jovens e Adultos - EJA, que trata de um ensino voltado, principalmente, para aqueles que buscam o conhecimento tardiamente, seja pela falta de oportunidade quando mais jovens, ou, simplesmente, pelo não aproveitamento das mesmas.
O artigo tem como finalidade compreender a trajetória histórica da modalidade de ensino EJA, buscando entender as pressões da sociedade como influência no ingresso de estudantes nesta modalidade.
Atualmente, há um grande número de indivíduos que buscam pela EJA. Acredita-se que tais taxas têm sido elevadas em função da pressão por parte da sociedade, para que estes indivíduos busquem pelo conhecimento. Pais incentivam filhos, filhos incentivam pais, maridos incentivam esposas e mesmo o contrário. Também a busca por um status de vida melhor, por um emprego com condições mais favoráveis tem sido alvo de todos. Com isso, os indivíduos tem se influenciado de forma positiva, incentivando uns aos outros no retorno à escola.
Palavras chave: Pressão Social, Retorno à Escola, Melhoria de Vida.
ABSTRACT
Education is, and will be, one of the pillars of society and coexistence among individuals. However, the difficulties encountered by a lot of people, restricts access to education for those. One alternative was found to implementation of Education for Youth and Adults - EJA.
The article aims to understand the