ESTATÍSTICA
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
PERFIL SOCIOECONÔMICO E ÉTNICO DOS DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA - UFV
Lillian Ferreira Rodrigues – 79119
Luana Oceles de Almeida – 79125
Josiane de Souza Valentim - 79143
Arlinda Rosenilda - 79150
Leandro Baptista - 80228
Maria Cristina Ramos – 80236
Luís Manuel – 80237
VIÇOSA-MG
JULHO/2014
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho foi elaborado pelos discentes do terceiro período do curso de Pedagogia perante uma das exigências da disciplina Estatística Aplicada à Educação (EDU 180), ministrada pela professora Natália Rigueira Fernandes. O tema escolhido foi “Perfil socioeconômico e étnico dos discentes do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Viçosa (UFV) ”, diante do questionamento do acesso e a permanência dos estudantes com relação ao perfil socioeconômico e étnico.
Os pesquisadores deste trabalho têm por objetivo geral traçar o perfil socioeconômico e étnico do discente do curso de Pedagogia da UFV, pretendendo especificamente analisar o perfil socioeconômico, o acesso e a permanência do estudante negro; analisar se o perfil socioeconômico e étnico interfere no desempenho escolar e verificar as expectativas dos alunos desta Licenciatura quanto ao mercado de trabalho.
A fundamentação teórica deste trabalho está embasada nos princípios de Pierre Bourdieu que destacam a origem social como fator que interfere no desempenho escolar devido às desigualdades sociais, proporcionando um diálogo entre o tema do trabalho e as concepções teóricas do sociólogo e de outros autores como Carlos A. Hasenbalg e Nelson do Valle Silva, e Nilma Lino Gomes, que contribuirão por meio de seus estudos sobre a etnia.
Considera-se a escolha do curso superior como uma etapa muito importante na vida. Esse processo poderá estar vinculado à realidade vivenciada por cada indivíduo, inclusive sua origem social, a