diario campo
2014
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem a finalidade de proporcionar uma reflexão sobre conceitos de Políticas Públicas, conhecimento e a importância sobre a informação de indicadores na formulação e na avaliação destas políticas.
Segundo Maria das Graças Rua (1998) “a sociedade moderna que tem como principal característica, a diferenciação social. Isso faz a vida em sociedade seja complexa e frequentemente envolva conflito”. Para que haja uma mediação destes conflitos, são necessários uma mobilização do Estado em conjunto com a sociedade na implementação de políticas publicas como mediadora no processo de regulação.
Para efetivar políticas públicas é de extrema importância o conhecimento de indicadores sociais por parte de toda a sociedade, pois com base nos dados existentes, é possível compreender a realidade social. Assim é possível construir uma Democracia participativa que objetiva na construção de uma sociedade livre, justa e solidária.
Os dados foram extraídos do Censo 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e baseado no estudo de caso “A inserção do jovem no mercado de trabalho e a influência da trajetória escolar” de Alessandra Helena Wiederkehr – PUC PR publicada em 2008.
PARTE 1
1.1 Principais definições de Políticas Públicas
Segundo a autora, não há uma definição exata o que seja política pública. Muitos estudiosos compartilham a ideia de que a política pública constitui um conjunto de ações do governo, ou seja, são atividades realizadas pelos governantes que irão produzir alguma coisa no interior da sociedade e é nesta premissa que Maria das Graças Rua se aplica também ao questionamento das arenas políticas.Apoiando-se ainda mais nas bases de interesses ele retrata com muita minúcia as particularidades de termos explica-os para um melhor entendimento do foco doa atores políticos.
Do ponto de vista teórico a autora se apoia nas definições básicas e fundamenta-se na