A TRAJETÓRIA DA SAÚDE NO BRASIL
SILVA, Caren Alves. GRANDO, Claudi Mara 2
OURIQUES, Ciberen Quadros3
Palavras-chave: Saúde. Política Social. Estado.
Introdução
O artigo tem o objetivo de apresentar um estudo, realizado por meio da disciplina de Política Social I, sobre a trajetória da Política de Saúde no Brasil a partir da década de 30 até a atualidade. O estudo desenvolveu-se no período 2007/2, tratando-se de uma pesquisa bibliográfica onde foram investigados diversos artigos teóricos sobre o assunto. O resultado do estudo indica uma crescente desvalorização das políticas sociais no Brasil, exatamente quando se propõe a universalização dos direitos sociais garantidos na Constituição de 1988. O presente trabalho foi elaborado em quatro partes, dividindo a história da saúde no Brasil nos períodos dos anos 30 a 60, da ditadura à redemocratização, dos anos 90 à atualidade.
Metodologia
O método orientador desse estudo foi o materialismo histórico, tratando-se de uma pesquisa qualitativa descritiva e exploratória. Primeiramente foi realizada uma capacitação para elaboração do artigo, posteriormente foram selecionados os materiais que foram utilizados na pesquisa e após foi realizada a leitura dos materiais escolhidos. Em seguida o artigo foi sistematizado de acordo com os períodos já mencionados e posteriormente foi realizada a revisão da sistematização, pelas acadêmicas e pela orientadora. A fonte para coleta de dados foi disponibilizada pela professora-orientadora, biblioteca e internet.
A política de saúde no período de 1930 a 1960
No final do século XIX, a saúde já aparece como reivindicação do movimento operário e surge como expressão da questão social no início do século XX. Assim, a conquista de alguns direitos pela classe trabalhadora foi mediada pela intervenção do Estado, o qual desenvolvera um modelo de saúde campanhista focado nas grandes campanhas de higiene e vacinação. A Reforma Carlos Chagas, de 1923, tenta ampliar,