O que é Psicose?
O que é Psicose?
Psicose é o nome dado a um estado mental patológico caracterizado pela perda de contato do indivíduo com a realidade, que passa a apresentar comportamento antissocial.
O termo psicopatia, no entanto, não pode ser compreendido como um sinônimo de psicose. A psicopatia é uma condição muito mais grave do que a psicose, para a qual não há tratamento – ao contrário da psicose. Além disso, a psicopatia consiste em uma desordem de personalidade, enquanto a psicose é uma desordem psíquica que não diz respeito ao âmbito da personalidade, mas, sim, à perda de contato com a realidade.
Tipos
Existem inúmeros tipos de psicoses ou transtornos psicóticos. A esquizofrenia e o transtorno bipolar são alguns exemplos das psicopatias mais conhecidas que existem.
A psicose é categorizada em três grupos principais, com base em suas respectivas causas. Estes são:
Psicose resultante de uma condição mental ou psicológica
Psicose resultante de uma norma sanitária médica geral
Psicose resultante do abuso de drogas e álcool
Causas
As causas da psicose ainda são motivo para muita discussão e controvérsia dentro da comunidade médica e científica. Especialistas acreditam que fatores sociais, como a vida nas grandes cidades, abuso de drogas e isolamento social possam estar direta ou indiretamente associados à psicose. Uma provável interação entre esses fatores sociais com fatores biológicos e psicológicos produziria uma reação em cascata, resultando, assim, no desenvolvimento do quadro psicótico.
A psicose pode ocorrer em diversos casos, e para cada um deles há uma causa específica.
Transtorno bipolar
Depressão grave
Doença de Alzheimer e outras demências
Estresse psicológico severo
Privação do sono
Epilepsia
Abstinência de álcool
Infecções e cânceres do sistema nervoso central
Lúpus
Insuficiência renal e hepática
Cistos no cérebro ou tumores cerebrais
Acidente vascular cerebral (AVC)
Aids
Sífilis
Fatores de risco
O abuso