TRAJETÓRIA SÓCIO HISTÓRICO DA POLITICA PUBLICA DE SAÚDE NO BRASIL
INTRODUÇÃO
03
2.
TRAJETÓRIA SÓCIO HISTÓRICO DA POLITICA PUBLICA DE SAÚDE NO BRASIL
3.
ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMILIA
3.1 CONTEXTO HISTORICO
3.2
IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMILIA
3.3
DESAFIOS, LIMITES E AVANÇOS
4.
CONCLUSÃO
REFERENCIAS
1. INTRODUÇÃO
“A saúde direito de todos e dever do Estado” (Art.196), as dimensões as quais o sistema de saúde está comprometido são: prevenir,tratar,recuperar,promover, e produzir saúde.
2. Trajetória Sócio-Histórico da Politica de Saúde no Brasil
Este capitulo tem como objetivo de apresentar a política de Saúde no Brasil, nos séculos XVIII,XIX e inicio do século XX.
Segundo AGUIAR, o sistema de saúde brasileiro adquiriu, ao longo de sua evolução, características marcantes que acompanharam as tendências politicas e econômicas da organização desse sistema: a evolução da politica de saúde deu-se em estreita relação com a evolução da politica econômica e social da sociedade brasileira, obedecendo à ótica do capitalismo nacional.
A politica de Saúde, definida como a ação ou omissão do Estado, enquanto resposta social diante dos problemas de saúde e seus determinantes, assim como da produção, distribuição e regulação de bens, serviços e ambientes que afetam a saúde dos indivíduos e da coletividade. (AGUIAR, 2011, p, 17).
No Brasil a intervenção estatal só vai ocorrer no século XX, mais efetivamente na década de 30. No século XVIII, a assistência medica era pautada na filantropia e na pratica liberal. No século XIX, em decorrência das transformações econômicas e politicas,algumas iniciativas surgiram no campo da saúde publica, como a vigilância do exercício profissional e a realização de campanhas limitadas, Nosúltimos anos do século, a questão saúde já aparece como reinvindicação no nascente movimento operário. No inicio do século XX, surgem algumas iniciativas de organização do setor saúde, que serão aprofundadas a