ATPS DO SUAS
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA: GESTÃODO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
TUTORA(EAD): PROF.ª EDILENE GARCIA
TUTORA PRESENCIAL: MARIELZA FERNANDES
ASSISTÊNCIA SOCIAL DA CARIDADE OU DIREITO
Acadêmicos:
Beatriz Costa RA: 397940
Silvana Rodrigues RA: 403704
Rogério Gonçalves RA: 395967
Sabrina Kele RA:158296
TERESINA
27/ 05/2014
INTRODUÇÃO
A trajetória da Assistência Social no Brasil como política de Seguridade Social deu-se através um processo histórico e complexo com ações paternalista e com fortes traços da cultura patrimonialista.
Sendo o objetivo principal desta pesquisa esclarecer, todo um processo de mudanças permeados de lutas e resistências entre o novo e o velho na busca de ruptura.
Em principios, os primeiros passos rumo à política de Assistência Social ocorre em 1938 com o
Conselho Nacional de Serviço Social (CNSS). Mas a primeira grande instituição de Assistência Social será a Legião Brasileira de Assistência (LBA) em 1942.
A Constituição Federal de 1988 é o marco principal e fundamental, pois é quando ocorre o reconhecimento da Assistência Social como política social, após cinco anos a Constituição é regulamentada a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), r em 1997 a primeira Norma Operacional
Básica (NOB),
e em 1998, foi definido o primeiro texto da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), que é fruto de um processo que remete as lutas da década de 80. O Sistema Único de Assistência Social
(SUAS) é o marco principal no que se refere à politica pública de Assistência social no Brasil, rompendo a lógica da abordagem segmentada e direcionando a família.O PLT, por sua vez, traz uma clara compreensão sobre os sistemas de proteção, que se refere a uma pesquisa realizada em 2006, dois anos após a implementação do SUAS e buscando verificar a sua implementação no Brasil, compreendendo como processo estava se dando, e quais eram e são os principais desafios.
1.
A TRAJETÓRIA DA