FAZENDO PAPER SOBRE LITERATURA
Leoni de Souza kratz
Professora - Roseli Eguer
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Pedagogia
09/06/2013
RESUMO
Entre televisão, computador, brinquedos eletrônicos e outras opções de lazer, a leitura é quase sempre posta em segundo plano na preferência das crianças, essa realidade tem repercutido negativamente no desenvolvimento intelectual e emocional dos pequenos estudantes e levado educadores a pensarem alternativas, para despertar o prazer em descobrir o mundo mágico da leitura. A educação das crianças deve ser pensada e planejada com muito cuidado, de modo que os façam entrar em contato gradativamente com o conhecimento adquirido pela humanidade em toda a história, sem comprometer a fase mais gostosa de suas vidas, os sobrecarregando com tarefas e atividades escolares. Este trabalho tem como objetivo principal realizar uma discussão a respeito dessa problemática, ressaltando a Literatura Infantil como recurso didático indispensável à prática pedagógica.
Palavras-chave: Literatura infantil. Recursos Didáticos. Prática Pedagógica.
1 INTRODUÇÃO
O trabalho com contos clássicos torna a aula mais atrativa, dinâmica e mais próxima da realidade dos alunos. Valoriza a língua como veículo de comunicação e expressão das pessoas, abrangendo o desenvolvimento da linguagem, da leitura e da escrita.
A literatura infantil tem a função de influenciar em todos os aspectos da educação do aluno, com a finalidade de educar, instruir e distrair.
1 BENEFÍCIOS DA LEITURA PARA A CRIANÇA
Quanto mais cedo a criança tiver contato com os livros e perceber o prazer que a leitura traz, maior será a probabilidade dela tornar-se um adulto leitor,da mesma forma, através da leitura a criança adquire uma postura crítica.
• As Histórias falam ao inconsciente infantil, auxiliam na organização de seus esquemas mentais e as ajudam a trabalhar seus conflitos internos;
• Através dos personagens, as crianças se projetam, viram heróis, lutam se aproximam