Ginastica
II – Introdução:
Foram apresentadas as habilidades de locomoção e manipulação habilidades de locomoção - rastejar, engatinhar, andar, correr, saltar, saltitos e habilidades de locomoção especificas como arremessar, agarrar, dançar entre outros.
III- Objetivo:
Locomoção
Habilidades Locomotoras: São aquelas nas quais o corpo é transportado em uma direção vertical ou horizontal de um ponto para o outro. Atividades como andar, correr, saltar, saltitar são consideradas movimentos locomotores fundamentais. Quando essas habilidades fundamentais tornam-se elaboradas e mais profundamente refinadas, podem ser aplicadas a esportes específicos.
Habilidades de Locomoção: Grupo de habilidades no qual os executantes transladam o corpo através do espaço de um lugar para o outro.
Movimentos Locomotores: Movimentos que envolvem mudanças na localização do corpo relativamente a um ponto fixo na superfície.
Exemplo: Caminhar, correr, saltar, saltitar, escorregar, escalar, rolar-se, desviar.
Manipulação
Habilidades Manipulativas: Habilidades Manipulativas abrangem movimentos grossos e finos.
Manipulação motora grossa: refere-se aos movimentos que envolvem dar força a objetos ou receber força dos objetos. Arremessar, receber, chutar, agarrar e rebater são consideradas habilidades motoras fundamentais manipulativas grossas. As habilidades manipulativas do esporte são uma elaboração com um aprofundado refinamento destas habilidades básicas.
Manipulação motora fina: refere-se às atividades se segurar objetos, que enfatizam o controle motor, a precisão e exatidão do movimento. Amarrar os sapatos, colorir, cortar com tesoura são exemplos de habilidades motoras fundamentais manipulativas finas. Arco e flecha, tocar violino e jogar dardos têm aspectos motores finos e são atividades que requerem habilidades motoras finas especializadas.
Escolas:
FRANCESA A escola apresentou o trabalho baseado no militarismo com