A textualidade
A textualidade é um fenômeno linguístico que se constitui a partir da coerência e da coesão presentes nos textos veiculados nas práticas sociais as quais se encontram inseridos. Neste sentido, mesmo a coesão não vem sendo alvo de interesse do presente estudo faz-se necessário uma apresentação sumária de algumas concepções, à luz do referencial teórico da Linguística de Textos, que revelam as relações existentes entre a coesão e coerência textual.
Quando se ler um texto bem construído, não se perde entre os enunciados que o constituem, nem se perde na noção de conjunto. Com efeito, possível perceber a conexão existente entre os vários segmentos de um texto e compreender que todos estão interligados entre si.
O conhecimento explícito dos mecanismos baseia-se no pressuposto de produção no sentido textual que permite melhorar significativamente a competência de interpretar e produzir texto. Por isso ele é organizado em lições que permitem um conhecimento crescente dos processos de organizações textuais. Cada uma trata e um mecanismo de construção de texto. Todas elas exceto as quatro últimas, que ilustram o trabalho de leitura de diferentes tipos de texto.
A presente pesquisa tem o objetivo mostrar como trabalhar a coesão textual, na produção de textos, visando um conhecimento amplo a respeito de textos coerentes.
Realizou-se um levantamento bibliográfico buscando entender através de vários livros, o conceito dos conectivos textuais.
A coesão de um texto é a conexão entre os vários enunciados obviamente não é fruto do acaso, mas das relações de sentido que existem entre eles. Essas relações de sentido são manifestadas, sobretudo por certas categorias de palavras, as quais são chamadas de conectivos ou elementos de coesão. Sua função no texto é exatamente a de por em evidencia as varias relações de sentido que existe entre os enunciados.
Observou-se nos dados mais significativos em relação à dificuldade na produção de texto em sala de aula, tal