Textualidade
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS
TEXTO E TEXTUALIDADE
1. O que é texto
Para se compreender melhor o fenômeno da produção de textos escritos, importa entender previamente o que caracteriza o texto, escrito ou oral, unidade linguística comunicativa básica.
Pode -se definir texto ou discurso como ocorrência linguística falada ou escrita, de qualquer extensão, dotada de unidade sociocomunicativa, semântica e formal. Tem papel determinante em sua produção e recepção uma série de fatores progmáticos que contribuem para a construção de seu sentido e possibilitam que seja reconhecido como um emprego normal da língua. A segunda propriedade básica do texto é o fato de ele constituir uma unidade semântica.
De acordo com o conceito adotado, um texto será bem compreendido quando avaliado sob três aspectos: o pragmático, o semântico- conceitual, o formal.
2. O que é textualidade
Chama-se textualidade ao conjunto de características que fazem com que um texto seja um texto, e não apenas uma sequência de frases.
2.1 Coerência e coesão:
É considerada o fator fundamenta da textualidade, porque é responsável pelo sentido do texto.
Um discurso é aceito como coerente quando apresenta uma configuração conceitual compatível com o conhecimento de mundo do recebedor.
A coesão é a manifestação linguística da coerência e responsável pela unidade formal do texto, constrói-se através de mecanismos gramaticais e lexicais.
A coerência e a coesão têm em comum a característica de promover a inter- relação semântica entre os elementos do discurso, respondendo pelo que se pode chamar de conectividade textual.
Portanto, o fundamental para a textualidade é a relação coerente entre ideias. A explicação dessa relação através de recursos coesivos é útil, mas nem sempre obrigatória.
2.2 Os fatores pragmáticos da textualidade
A intencionalidade concerne ao empenho do produtor em construir um discurso coerente, coeso e capaz d