A Tese Fisiocrata
Ja o mercantilismo acredita que para um país ser rico ele deve exportar o máximo que puder e impor barreiras para importações. Na teoria mercantilista, a base de sustentação da economia eram os estoques de ouro e prata, o comércio e a indústria.
Behcostaa Ambicioso respondeu 31.03.2014
Toda a fonte de riqueza para os mercantilistas proviam das negociações comercias à época. Para estes era necessário que houvesse uma exportação maior que importação, que gerasse uma balança comercial positiva, chamado de superávit, de acordo com o pensamento dos mercantilistas toda a riqueza de uma nação derivava do acumulo de metais preciosos ( ouro, prata e outros), já que estes eram as principais moedas utilizadas para as negociações na época. Desta forma acumulando-se metais preciosos através da descoberta de novas colônias ou do superávit comercial.
Os fisiocratas são grandes defensores da agricultura pois, segundo os mesmos, é da terra que vem a única fonte de riqueza das nações. Neste setor, os fisiocratas entendem que o excedente econômico quando cada um dos bens empregados na produção( meios de subsistências dos trabalhadores, alimentação de animais, sementes – o que hoje chamamos de custos diretos) tem retorno ao processo produtivo, porem em maior quantidade, aumentando, por consequência a produção e o excedente econômico.