um chines de bicicleta
O Livro relata uma serie de incêndios causados propositalmente em lojas de moveis na cidade de Buenos Aires, por ventura Li, principal suspeito, é acusado de incendiar lojas de moveis e colchões em Buenos Aires, no momento de sua prisão, os policiais encontraram com eles vários fatores para incriminá-lo, encontraram consigo uma pistola, uma pedra do tamanho de um punho, uma garrafa com gasolina e uma caixa de fósforo, além de uma bicicleta a qual ele utilizava para sua locomoção.
Durante sua prisão, pegaram uma testemunha que passava pelo local por acaso para falar sobre o caso, essa testemunha se chama Ramiro Valestra (narrador), 25 anos, é um técnico de informática, “sardento, meio gordinho e narigudo” mas na realidade Ramiro não viu nada, só aceitou ser a testemunha para aparecer na TV. Contudo Ramiro recebeu um telegrama após alguns dias da prisão de Li, O conteúdo do telegrama era a intimação para o Julgamento de (Li) Fosforinho como passou a ser conhecido, durante seu julgamento, após sua condenação, Li conseguiu fugir, levando com sigo um refém, que é o próprio Ramiro, sua testemunha, foi ai que sua vida mudou der repente. Ramiro tinha uma vida difícil, família problemática, com uma mãe alcoólatra, problemas no trabalho e também na vida amorosa.
Li leva o sequestrado e levado para o bairro chinês, muito amplo em território e onde há uma enorme quantidade de imigrantes orientais, onde passa a viver. Durante