A teoria de sistemas nas organizações
Bertalanffy enfatizou a parte da TGS que dominou sistemas abertos. A base de seu conceito é que um organismo vivo não é um conglomerado de elementos separados, mas sim um sistema definido, que possui organização e totalidade.
As organizações de negócios são sistemas contruidos pelos indivíduos em interação com cedores, governos e outras entidades. Além disso, as organizaçõies de negócios são sistemas de partes inter-relacionadas, que trabalham em conjunção entre si para alcançar determinado numero de metas, tanto das organizações quanto dos indivíduos participantes.
O conceito dessa organização de negócios como sistema sociais tem recebido bastante atenção nesses últimos anos. A Escola do Sistema Social vê a administração como um sistema de inter-relacionamentos culturais. Esse conceito se apoia na sociologia e envolve reconhecimento de elementos tanto das organizações formais quanto das informais, dentro de um sistema integrado total. As organizações são reconhecidas como sujeitas a pressões externas do ambiente cultural; elas são sistemas, parte de um sistema ambiental maior.
A intenção desse sistema nas organizações é desenvolver um ambiente objetivo e compreensível para tomada de decisão; isto é, se o sistema dentro do qual os administradores tomam decisões pode ser provido lçopipkde uma estrutura de trabalho explicita, então as decisões poderiam ser tomadas de maneira mais fácil.
Toda via, devem ser considerados quais os elementos da Teoria de Sistemas que podem ser usados estruturalmente para uma tomada de decisão integrada. Esses elementos são conceitos novos a serem aplicados às situações existentes. As organizações permanecerão identificáveis como