A teoria da administração nas organizações competitivas
Wanessa Kenia Oliveira Araujo Silva Lima¹ Eliane Avelino de Lira Cordeiro²
Resumo
Este artigo tem como objetivo ressaltar as contribuições das teorias administrativas nas organizações empresariais nos dias de hoje. A arte de administrar tem vivenciado uma grande revolução com módulos de gestão mais flexíveis humanizados e democráticos. Em face de abertura dos mercados, a concorrência empresarial tem se tornado cada vez mais acirrada, proporcionando maior importância ao conceito de competitividade.
Palavras-chave: Administração; Organizações; Teorias.
1 Aluna do 2° período do curso de Administração da Faculdade Joaquim Nabuco.
2 Professora de metodologia da ciência da Faculdade Joaquim Nabuco
1 Introdução
A administração, também chamada gerenciamento ou gestão de empresas, é uma ciência humana fundamentada em um conjunto de normas e funções elaboradas para disciplinar elemento de produção. Ela estuda os empreendimentos humanos com o objetivo de alcançar um resultado eficaz e retorno de forma sustentável e com responsabilidade.
Porém a historia da administração é relativamente recente, pois despois da Revolução Industrial ocorreu o crescimento desorganizado das empresas e com isto a necessidade de planejar e controlar a produtividade e a competitividade do mercado, surgindo assim às teorias da administração.
Este trabalho materializou-se através da pesquisa bibliográfica em livros e sites da internet o que lhe confere um cunho eminentemente teórico.
Dentro do contexto o presente estudo tem o objetivo de relatar as contribuições das teorias da administração nas organizações empresariais da atualidade.
2 Teorias Administrativas
As teorias administrativas surgem como forma de permear