Fichamento
BAURU
2012
FICHAMENTO
Gesell A, Amatruda CS. Diagnóstico do desenvolvimento: avaliação do desenvolvimento neuropsicológico no latente e na criança pequena: o normal e o patológico. Rio de Janeiro: Atheneu; 2000.
Desempenho comunicativo em trigêmeos prematuros.
“Os nascimentos múltiplos têm ocorrido com maior freqüência em todo mundo na última década, devido aos tratamentos de fertilidade, trazendo maiores riscos para alterações do desenvolvimento global, incluindo atrasos no desenvolvimento de linguagem”. (pag. 15)
Existem várias hipóteses na literatura sobre o atraso da linguagem em nascimentos de múltiplos, podem estar relacionados aos fatores de risco pré, peri e pós-natais que podem levar a atraso do desenvolvimento neuropsicomotor.
“Como a criança aprende a linguagem no intercâmbio com o meio, pela sua exploração ativa e relações que estabelece no seu ambiente, a presença de atraso do desenvolvimento motor é também fator de risco relevante para atraso do desenvolvimento da linguagem”. (pag. 15)
Com a chegada de mais uma criança na família, pode-se acarretar algumas desvantagens, sendo o aumento da mesma e trazer dificuldades econômicas, onde esses fatores não são inteiramente independentes um do outro.
“No que se referem aos aspectos internacionais, estudos têm apresentado duas hipóteses para explicar a alteração de linguagem em nascimentos múltiplos”. (pag.16)
“A primeira afirma que os adultos dispõem de prazos finitos de tempo de atenção para a interação com mais de uma criança em fase de aquisição de linguagem. Assim, o atraso de linguagem em gêmeos ocorreria em função das dificuldades de desdobramento da atenção, da vigilância e dos comentários verbais entre as crianças cuja atenção é ainda pouco seletiva”. (pag.16)
“A segunda aponta que a estreita relação entre os irmãos reduz a necessidade de desenvolvimento verbal e diminui as oportunidades e a motivação para se comunicar”. (pag.16)
“Uma das áreas de interesse