A teoria aristocrata
É bem possível que o primeiro a fazer um estudo mais organizado e metódico sobre o movimento tenha sido Aristóteles (384-322 a.C.). Em seus estudos e conclusões, como freqüentemente ocorre ainda hoje com as pesquisas modernas, foi bastante influenciado pelas teorias correntes da sua época e pelo contexto em que a filosofia e a ciência se inseriam. Não conseguindo explicar o movimento, Aristóteles optou por classificá-lo tentando, assim, aclará-lo. Desta forma, conforme propôs àquele grande pensador, os movimentos pertenciam a duas classes: haviam movimentos naturais e movimentos violentos.
Ainda de acordo com a lógica do pensamento aristotélico, quanto maiores eram os corpos, mais forte era a forma em que eram forçados a se mover. Em consequência, os corpos mais pesados devem cair mais rapidamente do que os mais leves. A velocidade de queda de um objeto é proporcional a seu peso. Essa precipitada conclusão aristotélica, fruto de uma elaboração mental apenas, perdurou e dominou o pensamento científico-filosófico por quase dois mil anos. Foi Galileu, através de suas experiências irrefutáveis, que provou ser falsa, como veremos mais adiante.
Em resumo, de acordo com Aristóteles, todos os movimentos eram devidos ou à natureza do objeto movente (movimento natural) ou a algum empurrão ou puxão constante (movimentoviolento). Se um objeto se encontra em seu lugar natural, ele não se move a não ser forçado pela ação de algum agente externo. Desta forma, o estado natural de um corpo é o de repouso, exceto para os corpos celestes.
Galileu Galilei
Grande Físico, Matemático e Astrônomo, Galileu Galilei nasceu na Itália no ano de 1564. Durante sua juventude ele escreveu obras sobre Dante e Tasso. Ainda nesta fase, fez a descoberta da lei dos corpos e enunciou o princípio da Inércia. Foi um dos principais representantes do Renascimento Científico dos séculos XVI e XVII.
Descobertas, idéias e estudos
Galileu foi o primeiro a contestar as