Política Normativa
Política atual: Política denomina a ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados; aplicação desta ciência aos assuntos internos da nação (política interna) ou aos assuntos externos (política externa). Nos regimes democráticos – que é o caso do Brasil - a ciência política é a atividade dos cidadãos que se ocupam dos assuntos públicos com seu voto ou com sua militância.
Surgimento da política: A palavra, em si, tem origem nos tempos em que os gregos estavam organizados em cidades-estado, chamadas "polis". O termo política é derivado do grego antigo (politeía), que indicava todos os procedimentos relativos à pólis, ou cidade-Estado. Por extensão, poderia significar tanto cidade-Estado quanto sociedade, comunidade, coletividade e outras definições referentes à vida urbana
Democracia Grega: esquema
Estado e Igreja:
Idade Média: política e religião - Na Idade Média, a Igreja Católica dominava o cenário religioso. Detentora do poder espiritual, a Igreja influenciava o modo de pensar, a psicologia e as formas de comportamento na Idade Média. A igreja também tinha grande poder econômico, pois possuía terras em grande quantidade e até mesmo servos trabalhando. Os monges viviam em mosteiros e eram responsáveis pela proteção espiritual da sociedade. Passavam grande parte do tempo rezando e copiando livros e a Bíblia.
Formas de governo: Timocracia - vigorou durante o governo de Sólon na Atenas da Grécia antiga.
Oligarquia – algumas cidades estado da Grécia antiga
Democracia – Brasil
Tirania – Grécia antiga
Demagogia –
Platão:
Concepção negativa do Estado – Pois acreditava-se que o homem teria uma natureza sujeita ao pecado e ao descontrole das paixões, o que exige vigilância constante, cabendo ao Estado intimidar os homens para que ajam retamente.
Teoria política de Aristóteles - Na filosofia aristotélica a política é a ciência que tem por objeto a felicidade humana e divide-se em ética (que se preocupa com a