A subjetividade como mediação da existência humana
A educação de acordo com o texto e também com a nossa vida hoje, é o que influência a humanidade, porém ela é aplicada de acordo com nossa cultura que simboliza a característica de cada povo. Educação é uma forma indireta de aplicar e influenciar cultura a humanidade. Cada criação e transformação de objetos, além de ser através do dom de cada criador, existem também a questão da cultura e educação, a qual cada individuo teve anteriormente, com certeza reflete de forma positiva ou negativa, ou seja, a educação não esta somente na escola, não basta aprender ler e escrever, ela esta também nas atitudes e nos comportamentos que cada um desenvolve no decorrer de suas experiências.
O símbolo faz com que entendamos com clareza as coisas, tudo é ligado aos símbolos, objetos, sobrenomes de família, como brasão etc. Os símbolos distinguem o significado de um objeto.
Exemplos de símbolos educacionais:
Matemática: + (positivo), - (negativo), ÷ (divisão), × (multiplicação).
A prática simbolizadora dos homens está intimamente vinculada as praticas produtivas e sociais, uma vez que, através dessa representação, as ações humanas ganham referências para seu desenvolvimento, deixando de ser puramente casuais ou, então simples resultado de forças mecânicas da natureza.
O conjunto de produtos, de representações simbólicas e de procedimentos apresentados pelos homens que não são decorrentes da atuação direta das forças mecânicas da natureza constitui o que se chama de cultura.
A cultura é definida sob duas perspectivas: como um conjunto de práticas simbolizadoras; como um conjunto de elementos que não são fruto da ação mecânica da natureza. De outro lado significando como um processo dinâmico, pelo qual o sujeito que compõe a sociedade produz e se apropria, ela é passada por diferentes formas de intercomunicação dentre as quais se destaca a educação.
Os homens ao constituírem cultura, vão construindo sistemas de