A sociologia de Émile Durkheim (I)
FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
Título
Modelos clássicos da análise e compreensão da sociedade e das instituições sociais e políticas
Número de Aulas por Semana
Número de Semana de Aula
6
Tema
A socologia de Émile Durkheim (I)
Objetivos
Definir o que é fato social e suas características. Perceber a primazia dos processos coletivos sobre os comportamentos individuais.
Diferenciar consciência coletiva das consciências individuais. Refletir sobre o papel da educação na formação do indivíduo enquanto ser social.
Estrutura do Conteúdo
1 - Émile Durkheim
Criador da Escola sociológica francesa, com ele a sociologia se constitui como uma disciplina rigorosamente cientifica. Define o objeto da sociologia: os fatos sociais e atribui-lhe um método de investigação: a análise objetiva dos fatos sociais, que deveriam ser estudados como coisas, ou seja, o investigador deveria manter uma relação objetividade com o objeto estudando, desfazendo-se de qualquer pré-noção em relação a eles.
2 - Fatos sociais.
Em seu livro As regras do método sociológico, Durkheim define os fatos sociais: ?É fato social toda maneira de fazer, fixada ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior, (...) que é geral na extensão de uma sociedade dada, e, ao mesmo tempo, possui existência própria, independente de suas manifestações individuais.?
Estes tipos de conduta ou de pensamento não são apenas exteriores aos indivíduos, são também gerais na extensão de toda sociedade conhecida e dada, são dotados de um poder imperativo e coercitivo que constitui características intrínsecas de tais fatos. Para Durkheim a sociedade, como todo organismo, apresenta estados normais e patológicos (saudáveis e doentios).
3. Consciência coletiva.
Em seu livro Da divisão do trabalho social, Durkheim definiu consciência coletiva como o conjunto de crenças e de sentimentos