Resumo durkheim
Ciências Sociais
Trabalho de sociologia
Sara de Oliveira Neves Dias
Prof. Jorge Leite
Sociologia Clássica`
São Carlos
2012
1. Discuta, com base nas leituras e discussões em sala de aula, a afirmação: “A sociologia é uma ciência moderna”.
Durkheim é considerado um dos pais da sociologia moderna por causa de sua metodologia que rompe com a filosofia. A criação de um método para a pesquisa sociológica rompe com padrões utilizados por autores contemporâneos a ele. Devem-se ver os fatos sociais de fora, agrupa-los segundo suas características exteriores comuns, isola-los de suas manifestações individuais.
Deve também haver uma definição inicial e ter como objetivo descobrir suas propriedades. A partir do momento que o objeto de pesquisa é definido e devidamente agrupado, deve haver um objeto de comparação e verificação. Durkheim utiliza-se dos índices de suicídio para definir uma sociedade entre anômica e saudável.
Desse modo, a sociologia de Durkheim, passa a ser algo a mais que a filosofia. Deixa de ser apenas suposições e deduções. As teorias são concebidas num meio de extremo cuidado com dados e métodos.
2. Como Durkheim elabora as relações entre ciências naturais (físicas e biológicas) e a Sociologia? Comente tendo como plano de fundo seu método e o contexto acadêmico-cientifico de seu tempo.
Durkheim usa analogias relacionando biologia (organismos, corpo humano) e sociologia (sociedade, individuo) para tornar inteligíveis suas proposições.
Sociedade como corpo humano, onde os órgãos funcionam em conjunto e dependem entre si. Individuo como uma célula. O objetivo do autor com essas relações é exemplificar as leis da sociologia pelas da biologia.
No contexto acadêmico, haviam os chamados sociólogos biologistas, os quais