Resumo Durkheim
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA APLICADA À PSICOLOGIA
RESUMO REFERENTE À OBRA “AS REGRAS DO MÉTODO SOCIOLÓGICO”1
João Pessoa, 16 de maio de 2014.
A obra visa à importância de tornar, efetivamente, a sociologia uma ciência, bem como estabelecer uma ruptura entre essa e a psicologia. Procura explicitar os métodos necessários e definir o fato social e as regras relativas à observação do mesmo. O autor busca, sobretudo, orientar os estudos da sociologia e definir o papel do sociólogo, que deve se esforçar para não permitir que sua individualidade interfira no seu trabalho.
De acordo com a obra, são necessários procedimentos especiais e complexos, tendo em vista as precauções na observação dos fatos, o sentido em que as pesquisas devem ser dirigidas, dentre outros. Além disso, defende que o fato social é definido a partir da maneira de exercer sob o indivíduo uma coerção exterior, ou seja, uma ação social que possui existência própria e independe de manifestações individuais; como também, as ciências naturais devem se afastar dos dados sensíveis que podem vir a ser pessoais do observador, e por isso, reter-se exclusivamente ao que apresenta certo grau de objetividade.
Durkheim, nessa obra, prioriza mostrar a sociologia como ciência e os reais métodos a serem seguidos para melhor direcionar os estudos sociológicos. Conclui-se que para a sociologia progredir enquanto ciência, os fatos sociais e as regras de sua observação devem ser separados da consciência e/ou manifestação individual.