fichamento
ORIENTADORA: AUGUSTA
ALUNA: LAIANE
LÍNGUA PORTUGUESA – II PERÍODO FICHAMENTO:
SILVA,FRANCISCO DE ASSIS: O PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO, O CONTEXTO E O ENSINO DE PORTUGUÊS- RECIFE 2004.
1.1 O capitalismo e as crescentes mudanças, trouxeram concentração de riquezas para alguns, enquanto a minoria vive em situação precária. Além disso também trouxe problemas como a desvalorização do profissional da área que envolve a formação humana (ex: professor),por não dá lucro , em consequência esse profissional vive desvalorizado sem exercer realmente sua função
1.2 Sabe-se que para os países subdesenvolvidos essa realidade torna-se mais grave, pois a falta de políticas públicas, não consegue promover um verdadeiro desenvolvimento humano.
1.3 Percebe-se que a exclusão da maioria gera vários paradigmas, e com isso o professor vai além da sua profissão.
1.4 O capitalismo fez com que as profissões voltadas para a tecnologia tornasse algo competitivo, enquanto as profissões voltadas para a formação humana como professor, ficasse desvalorizadas.
1.5 O professor de português atua como tradicionalista, não consegue desenvolver uma nova metodologia, pois os problemas que os cercam, não deixa ele tornar-se o professor ideal.
1.6 O contexto em que o profissional vive sem dúvida, afeta na hora de exercer sua função. Com isso percebemos que a forma do professor de português atuar tem tudo a ver com os problemas que ele enfrenta tornando a sua aula tradicional em uma mesmice.
1.7 Percebe-se que nos dias atuais o processo de interação avançou, onde o professor e aluno vive em harmonia e parceria.
1.8 Existe vários problemas relacionados ao docente e ao aluno, quando diz que o português é uma língua difícil, trazendo um paradigma chamado desestímulo em ambos.
1.9 O questionamento não é que a gramática é inútil e sim uma gramática sem muitas variações, trazendo para os