Emile durkheim
1. Leia o texto abaixo:
Um jovem que havia ingressado recentemente na universidade foi convidado para uma festa de recepção de calouros. No convite distribuído pelos veteranos não havia informação sobre o traje apropriado para a festa. O calouro, imaginando que a festa seria formal, compareceu vestido com traje social. Ao entrar na festa, em que todos estavam trajando roupas esportivas, causou estranheza, provocando risos, cochichos com comentários maldosos, olhares de espanto e de admiração. O calouro não estava vestido de acordo com o grupo e sentiu as represálias sobre o seu comportamento.
As regras que regem o comportamento e as maneiras de se conduzir em sociedade podem ser denominadas, segundo Émile Durkheim (1858-1917), como fato social. Considere as afirmativas abaixo sobre as características do fato social para Émile Durkheim.
I. O fato social caracteriza-se por exercer uma coercitividade ou pressão sobre as consciências individuais.
II. O fato social é exterior ao indivíduo e apresenta-se generalizado na coletividade. III. O fato social expressa o predomínio do ser individual sobre o ser social. Marque a opção que tem a(s) afirmativa(s) correta(s)
a) I
b) I e II
c) I e III
d) II e III
e) II e III
2. Leia o depoimento abaixo:
Sou um ser social, o que penso veio da minha família, dos meus amigos e parentes, gostaria de fazer o que desejo, mas é difícil! Às vezes faço o que quero, mas na maioria das vezes sigo meu grupo, meus amigos, minha religião, minha família, a escola, sei lá... Sinto que dependo disso tudo e gostaria muito de ser livre, mas não sou! (Jovem estudante em uma escola pública que trabalha em empregos temporários).
O pensamento da jovem expressa a Sociologia segundo:
a) Emile Durkheim
b) Max Weber
c) Karl Marx
d) Dr.Gaspar Itard
e) O menino de Aveyron