A sociologia de durheim
Durkheim foi o primeiro sociólogo a criar métodos da sociologia. É amplamente reconhecido como um dos melhores teóricos de conceito coesão social, ele e seus colaboradores se esforçaram por emancipar a sociologia das demais teorias, em livros e cursos sua preocupação foi definir com precisão o objeto, o método e as aplicações dessa nova ciência.
Busca no positivismo o espírito cientifíco, no seu livro: As regras do método sociológico define o objeto de estudo da sociologia, segundo Durkheim, são os fatos sociais.
Para Durkheim o fato social é experimentado pelo indíviduo como realidade independente e preexistente. Temos como características que distinguem os fatos sociais: a coersão social, fatores exteriores ao indíviduo, a generalidade.
A força que os fatos exercem sobre o individuo se conformam com as regras da sociedade, essa força se dá através da língua, das leis, das regras morais.
A força coercitiva se torna evidente pelas sanções legais e espontâneas.
- Sanções legais: prescritas pela sociedade através das leis (penalidade e infração definidas)
Exemplo: multas de trânsito, roubo, etc.
-Sanções espontâneas: resposta a uma conduta inadequada, tipo olhar de reprovação das pessoas pois esta ferindo os bons costumes.
O comportamento de alguns num grupo social pode não ter penalidade prevista por lei, mais o grupo pode de maneira espontânea reagir castigando quem não se comporta de forma adequada que o grupo impôs, a reação negativa da sociedade a certa atitude ou comportamento muitas vezes é mais intimidadora do que a lei.
Para Durkheim tem um papel importante na conformação do individuo à sociedade em que vivem, seja educação formal ou informal. A educação tem o papel de ajudar a internalizar as regras sociais.
Exemplo: uso de determinada língua, gosto culinário, determinados padrões de arte, etc.
A arte também representa um recurso capaz de difundir valores e adequar as pessoas a determinados hábitos.
Exemplo de