A sociologia como ciência
A SOCIOLOGIA COMO CIÊNCIA
São Mateus
2011
A SOCIOLOGIA COMO CIÊNCIA
Sociologia é o estudo do comportamento social das interações e organizações humanas. Todos nós somos sociólogos porque estamos sempre analisando nossos comportamentos e nossas experiências interpessoais em situações organizadas. A sociologia estuda todos os símbolos culturais que nós seres humanos criamos e usamos para interagir e organizar a sociedade, ela explora todas as estruturas sociais que ditam a vida social, examina todos os processos sociais, tais como desvio, crimes, divergência, conflitos, migrações e movimentos sociais; e busca entender as transformações que este processo provoca na cultura e estrutura social.
O século XVIII constitui um marco importante para o surgimento da Sociologia. As transformações econômicas, políticas e culturais, que se aceleram a partir dessa época colocarão problemas para os homens. A dupla revolução que este século testemunha - a Industrial e a Francesa - constituía os dois lados de um mesmo processo, qual seja, a instalação definitiva da sociedade capitalista.
Através dos tempos, o homem pensou sobre si mesmo e sobre o universo. Contudo, foi apenas no século XVIII que uma confluência de eventos na Europa levou à emergência da sociologia. Quando os antigos sistemas feudais começaram a abrir caminho ao trabalho autônomo que promovia a indústria nas áreas urbanas e quando novas formas de governo começaram a desafiar o poder das monarquias, as instituições da sociedade - emprego e receita, planos de benefícios, comunidade, família e religião - foram alteradas para sempre. Como era de se esperar, as pessoas ficaram inquietas com a nova ordem que surgia e começaram a pensar mais sistematicamente sobre o que as mudanças significavam para o futuro.
A Sociologia é uma resposta intelectual á situações colocadas pela Revolução Industrial. Seus temas de análise e reflexão são como a situação da classe