A sociologia como ciência
Monitoria de Introdução à Sociologia - Monitor Caio César Pedron.
Nome: Ingrid Yasmine Manente
RA: 14663066
Curso: bacharelado em Ciências Sociais
Sociologia como ciência da sociedade
A sociologia como ciência da sociedade é datada no século XVIII, após a ocorrência de transformações econômicas, políticas e culturais no Ocidente (Revolução Francesa e Revolução Industrial). Essas revoluções evidenciaram mudanças significativas na sociedade e quebraram os conceitos tradicionais.
A ciência tem a sua gênese nas primeiras pesquisas sociais e no Iluminismo Europeu, o século das luzes, em que os homens colocaram a racionalidade em primeiro plano e os valores religiosos foram deixados de lado. O surgimento desta nova ciência é datada historicamente após o início do capitalismo moderno.
A sociologia coloca a realidade social como foco de estudo dos estudiosos da época e se diferencia das demais ciências (ciências naturais e exatas) por seu campo de estudo ser as relações sociais e a sociedade no geral. Os primeiros estudiosos a formar uma compreensão racional e sistemática da relação homem-sociedade foram Saint-Simon, Auguste Comte e Émile Durkheim, os pensadores da primeira escola sociológica: o positivismo.
"A sociedade é um organismo vivo", Saint-Simon
Um dos precursores da escola positivista foi Saint-Simon. Ele acreditava que o grande problema de uma sociedade é ela ter o poder descentralizado, a resolução do problema seria ter uma sociedade elitizada, com o poder nas mãos dos cientistas e industriais, pois assim se restauraria a ordem social.
Os industriais governando a sociedade e assegurando o progresso econômico seria então a solução para o problema da desorganização social na sociedade pós-revolução (as revoluções burguesas que aconteceram no século XVIII), assim seria dada a ordem e a paz.
Ele também acreditava que o acirramento da volência e os conflitos entre as classes