sociologia como ciencia
O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA COMO CIÊNCIA
Ji-Paraná, março de 2014.
Introdução
No presente trabalho será demonstrado o contexto histórico do surgimento da Sociologia; os principais eventos que tiveram influência sobre este nascimento, dois dos seus principais autores e tratará também de um paralelo entre as diferentes visões sobre o objeto de estudo desta ciência.
O que é Sociologia?
“Sociologia é a ciência que estuda a sociedade humana e a interação entre os homens. Interessa-se pelo modo como são criadas, mantidas e transformadas as organizações e as instituições que dão forma à estrutura social, pelo efeito que têm sobre o comportamento individual e social, e pelas transformações provocadas pela interação social. Seu terreno de investigação é bastante amplo, podendo abranger desde motivos pelos quais as pessoas selecionam seus pares até as relações de poder ou as razões das desigualdades sociais. É, portanto, o ramo do conhecimento que faz das relações humanas seu objeto, aplicando de modo sistemático a razão e a observação e integrando explicações teóricas e métodos quantitativos e qualitativos de verificação.”
Contexto Histórico do surgimento
O nascimento da sociologia se dá num contexto de inúmeras transformações. As principais delas a Revolução Industrial e a Revolução Francesa.
A Revolução Francesa trouxe consigo novas ideias, nova forma de organização na política e na vida social tradicional, e principalmente mudanças de valores sobre liberdade e igualdade.
A Revolução Industrial trouxe inovações tecnológicas que provocou tanto mudanças econômicas como sociais. O aparecimento das indústrias promoveu uma corrente migratória em grande escala, os camponeses que antes viviam da terra passaram a buscar trabalho nestas indústrias o que ocasionou uma expansão dos centros urbanos e uma nova forma de relacionamento social.
A ciência sociológica surgiu pelo fato principal da consolidação do