Ciências social
1- Que relação Marx estabelece entre trabalho e valor?
R- O trabalho é a fonte de valor de qualquer mercadoria. Até mesmo a matéria-prima vale pela quantidade de trabalho morto armazenado.
2- O que você entende por mais-valia?
R- Mais-valia é a diferença entre o valor obtido com a venda de mercadorias e o valor pago ao operário por seu trabalho.
Mais-valia Absoluta: por meio do aumento constante da jornada de trabalho do empregado.
Mais-valia relativa: acontece por meio da mecanização (tecnologia). Aumento de produção com a desvalorização do trabalho humano.
3- O que é modo de produção? Qual sua importância para a análise que Marx faz das sociedades?
R- Modo de produção é a forma como as forças produtivas – (objetos, instrumentos, matéria-prima e todas as condições materiais de produção) e as relações de produção (a organização do trabalho) traduzem a maneira como se produz os bens de certa sociedade. Segundo Marx, o modo de produção caracteriza determinada sociedade.
4- O que Marx entende por alienação?
R- É o processo pelo qual a sociedade capitalista exclui as classes inferiores da participação na política, na filosofia, na ciência e na produção de riqueza.
5- Leia o texto e responda às questões:
“A história de todas as sociedades existentes até hoje tem sido a história das lutas de classes. Homem livre e escravo, patrício e plebeu, barão e servo, mestre de corporação e companheiro, simplificando, opressores e oprimidos, têm permanecido em constante oposição uns aos outros, envolvidos numa guerra ininterrupta, ora disfarçada, ora aberta, que terminou sempre, ou por uma transformação revolucionária de toda a sociedade, ou pela destruição das duas classes em luta”
Marx e Engels – Manifesto do partido comunista. In:Cartas filosóficas e outros escritos. São Paulo: Grijalbo, 1977. P.84.
a) Que classes sociais Marx identifica ao longo da história?
R- Homem livre e escravo; patrício e plebeu; barão e servo;